Matérias
|
Ômega 3 combate a epilepsia
|
|
|
|
Ômega 3 regenera neurônios
|
|
|
|
ÔMEGA 3 RETARDA ENVELHECIMENTO DE CÉLULAS
|
Uma nova pesquisa mostra que o ômega 3, gordura saudável encontrada em peixes como
o salmão, ajuda a prevenir o envelhecimento do DNA das células do coração, o que
diminui as chances de uma reincidência de ataque cardíaco. A pesquisa explica por
que o ácido graxo é bom para pacientes cardíacos. No estudo, conduzido por pesquisadores
da Universidade da Califórnia (EUA), a parte das células que conserva o DNA era
maior em pacientes com dieta rica em ômega 3, encontrado ainda em vegetais folhosos.
|
|
Peixes: Bom para a mente e o coração!
Rico em ômega 3 - os peixes e seus óleos são as principais fontes de ácidos
graxos do tipo ômega 3. Estudos científicos comprovam a ação benéfica dessa gordura
para a saúde, principalmente na prevenção das doenças cardiovasculares, já que pode
auxiliar na redução da pressão sanguínea, dos triglicérides e do colesterol total,
e têm efeito antiplaquetário e anti-inflamatório, ajudando a reduzir o risco de
doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrame. Seu poder de cura foi
comprovado no combate a inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração
das células nervosas, colaborando no tratamento da depressão, ansiedade e insônia.
Este tipo de gordura deve ser ingerida na alimentação, pois o organismo não é capaz
de produzi-la.
Melhor combinação de gorduras - a sardinha também é rica em ômega 6 e 9 e outros
ácidos graxos importantes da família dos ômega 3, como o EPA (eicosapentaenóico)
e o DHA (docosahexaenóico). Em geral, os peixes possuem uma menor quantidade de
gordura do que as demais carnes, como a bovina e suína, podendo ser uma opção de
alimento para reduzir o consumo de gorduras de sua alimentação.
Fonte de proteínas de excelente qualidade - são aquelas de fácil digestão e que
contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes para a manutenção
da saúde. Esses aminoácidos não são produzidos pelo organismo, portanto, devem ser
adquiridos pela alimentação, e os peixes são boas opções.
Vitaminas e minerais - entre suas funções principais estão a formação e manutenção
de ossos e dentes, o crescimento e desenvolvimento adequados, o bom funcionamento
do sistema imunológico, a prevenção de anemias e a ação antioxidante. Veja, a seguir,
a importância desses nutrientes:
Vitamina D - principais fontes de vitamina D na dieta, essencial para o crescimento
e desenvolvimento normais do organismo, pois está envolvida na formação de ossos
e dentes. Sua função é manter equilibradas as concentrações de cálcio e fósforo
no sangue, aumentando a absorção de cálcio no intestino, e reduzindo sua excreção
pelos rins. Além disso, ajuda a regular a entrada e saída de cálcio do osso. Em
falta, pode causar osteomalácia, deficiência que deixa os ossos sensíveis e fracos,
e que pode levar ao aparecimento de osteoporose.
Vitamina B12 (cobalamina) - essencial para a formação de células sanguíneas, e sua
falta pode causar deficiência de outro mineral chamado ácido fólico, e anemia. Além
disso, é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Cálcio - necessário para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes. Para
a manutenção da saúde óssea ao longo da vida, além do consumo adequado de cálcio
e outros nutrientes, ele deve estar associado à exposição adequada aos raios solares
e à prática regular de atividade física.
Zinco - importante para a realização de diversas reações metabólicas, e também para
auxiliar no funcionamento do sistema imunológico.
Ferro - presente na hemoglobina, estrutura que circula pelo sangue e carrega oxigênio
dos pulmões para os tecidos do nosso corpo. O ferro, presente nos alimentos de origem
vegetal, precisa de vitamina C ou de uma enzima para ser absorvido, enquanto o ferro
presente nas carnes e peixes é mais facilmente absorvido.
Selênio - sua capacidade antioxidante diminui a ação de radicais livres, e aumenta
a resistência do sistema imunológico. Alguns estudos mostram que há um papel importante
deste mineral para reduzir o risco de câncer.
Peixes: aliado da saúde mental Os ácidos graxos EPA e DHA são considerados importantes
para as funções cerebrais. O DHA é o principal componente estrutural da membrana
das células do sistema nervoso, e o EPA, na prevenção do desenvolvimento de distúrbios
comportamentais e de humor. Encontrados no atum, sardinha e salmão. Outras pesquisas
Alzheimer: Pesquisadores do Department of Veterans Aff airs (VA) e da Universidade
da California (UCLA) concluiram que o ômega 3 pode reduzir drasticamente a progressão
desse mal.
Parkinson: reduz os riscos do mal de Parkinson, ao disparar mecanismos antioxidantes
que protegem as células produtoras de dopamina, constatou estudo da Universidade
Laval, no Canadá.
Estresse: estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry mostrou que o ômega
3 possui efeito antidepressivo, além de promover a melhora da concentração, memória,
motivação, das habilidades motoras e da velocidade de reação, além de neutralizar
o estresse.
Fonte: Coqueiro e Revista FAPESP.