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Saúde para o CORAÇÃO

saúde para o coração

Dicas para manter o coração protegido

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade registradas no Brasil e podem ser evitadas ou amenizadas com medidas comportamentais simples, que compreendem basicamente mudanças na alimentação e a prática de exercícios físicos.

A pressão alta está diretamente relacionada a boa parte dos problemas de saúde relacionados ao sistema cardiovascular. Continue acompanhando este artigo e saiba mais detalhes sobre ela. Confira!

O que é pressão alta?
Todo mundo já deve ter ouvido falar dos perigos da pressão alta, mas pouca gente sabe o que é realmente. A explicação não é muito complexa. A pressão alta acontece quando o coração se enche de sangue e contrai-se para bombeá-lo através das artérias que irrigam todos os órgãos do corpo. Porém, ao receberem o sangue, as artérias oferecem certa resistência, o que constitui a pressão arterial. Se essa resistência for muito grande, caracteriza a pressão alta (ou hipertensão) e o coração precisa fazer mais força para manter o sangue circulando, causando uma sobrecarga no processo, ou seja, insuficiência cardíaca.

O aumento da pressão sanguínea pode ocorrer nas seguintes situações: doença cardíaca ou renal, hipertireoidismo, gestação, estresse excessivo, obesidade e predisposição genética. Mas a alimentação tem papel importante no controle da hipertensão. Muito sal, gordura saturada e calorias constituem o trio inimigo da pressão ideal”, alerta a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

1. Atenção com a alimentação
Evite as gorduras saturadas, açúcares e embutidos em excesso e privilegie as gorduras “boas”, presentes em azeites e em óleos de peixes. Também adicione em seu cardápio frutas, leguminosas, verduras e grãos, fontes de minerais e vitaminas. A aveia também é um forte aliado de um sistema cardiovascular saudável, já que ajuda a diminuir a absorção do colesterol pelo organismo.

2. Diminua o sal
Não apenas o sal branco utilizado para temperar alimentos, mas também evitar o consumo de alimentos com alto teor de sódio, como temperos prontos, macarrão instantâneo, refrigerantes e outros produtos industrializados.

3. Atividade física é fundamental
As atividades aeróbicas ao menos três vezes na semana são fundamentais para ter um corpo saudável e melhor qualidade de vida. Uma rotina regular de exercícios físicos ainda auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível de colesterol bom (HDL).

4. Nada de cigarros
Fumantes tem 70% mais chances de sofrer com doenças cardiovasculares em relação a não fumantes. As substâncias presentes no cigarro favorecem o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, estimulando a formação de coágulos que podem causar infarto ou acidente vascular cerebral.

Vamos falar de coisa boa!
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